domingo, 6 de abril de 2014

Como Interpretar Sonhos? - Parte 1

O que são sonhos na visão analítico-comportamental? É esta a pergunta que buscaremos responder nesta primeira postagem sobre "como interpretar sonhos" na visão behaviorista.

Para quem não leu "Sobre o Blog", este blog tem como um dos objetivos tentar trazer minha cunhada para o lado negro da força, Behaviorismo Radical, e falar sobre Sonhos foi um pedido dela. Espero que seja tanto prazeroso pra ela como pra vocês.
Sonhos são comportamentos, sonhar é comportar-se. Podemos dividi-lo, didaticamente, em:

1. Comportamento Perceptual (perceber);
2. Comportamento Encoberto (veja mais sobre aqui); e
3. Comportamento Verbal.

Esse conjunto de comportamentos podem ser conhecidos como "ver na ausência da coisa vista", "ouvir na ausência da coisa ouvida", etc. Isso quer dizer que temos a capacidade de lembrar destas coisas durante o sono por relações contingências outras do que a própria coisa. Por exemplo, se eu pedir para vocês lembrarem da música de abertura do desenho Dragon Ball Z ou do personagem Goku dizendo "Oi, eu sou Goku" é provável que você ouça encobertamente a voz do cantor ou do dublador do personagem, mas a voz deles não está presente mesmo.

Deu pra entender? Se ainda não, imagine a voz de seu pai ou sua mãe chamando pelo seu nome completo. Se você conseguiu fazer este exercício, acredito que você tenha compreendido como é entrar em contato com algo fora da presença dele pelo controle de outras contingências que não a coisa por si.

Sendo assim, sonhos são comportamentos encobertos, assim, apenas o observador poderá entrar em contato com o sonhos, só ele vai sentir na ausência da coisa sentida. Deste modo, quando outras pessoas vão entrar em contato com o sonho, entram em contato por meio de comportamento verbal. Ou seja, interpretar sonhos é interpretar Comportamento Verbal.

Mas entendam, por coisa não tratamos de um ser imaterial, mas de uma unidade funcional, pois desempenha uma função social nos jogos de linguagem. Isso quer dizer, tem razão de existir pelas nossas práticas sociais (cultura, linguagem, cotidiano, literatura), como já vimos na postagem sobre subjetividade e eventos privados.

Futuramente falaremos mais sobre a concepção de sonhos como Comportamento Verbal, tatearemos um pouco sobre sua função na clínica e, quem sabe, faremos uma postagem sobre sonhos eróticos. Tudo isso vai depender da nossa audiência não punitiva e de suas curtidas em nossa page no Facebook "Princípios Comportamentais": https://www.facebook.com/principioscomportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário