sábado, 5 de abril de 2014

Fortalecendo Relações Comportamentais: Reforço - Parte 1

O Comportamento Operante foi uma das maiores contribuições de Skinner para o Behaviorismo, pois, com esta unidade conceitual, foi possível ampliar de forma significativa a análise e intervenção nas condições de vida, promovendo contingências mudanças.

O Reforço é, assim, uma parte conceitual importantíssima da contingência relacionada com o comportamento operante: é o reforço que mantêm e fortalece as relações comportamentais. Deste modo, apresentaremos com mais detalhes o devido conceito.
A contingência ABC, como é mais conhecida a sigla da contingência de três termos, pode ser representada pelos seguintes esquemas:


Ou seja, em determinado contexto, se o sujeito fizer determinado comportamento, então é muito provável que produza uma consequência que retroage sobre seu comportamento, fortalecendo estas relações. Ou seja, torna mais provável que o comportamento que produziu esta consequência volte a ocorrer.

Por exemplo:
1. Seu pai chega visivelmente chateado do trabalho e você vai pedir dinheiro a ele. Ele diz "não" de modo aborrecido.
2. No final de semana, seu pai está em uma roda de amigos ouvindo música e rindo. Você chega e pede dinheiro e ele, não só, diz que "sim" e te entrega o dinheiro desejado.
3. É mais provável que você vá pedir dinheiro nas condições do segundo contexto, pois a relação de seu pai estar de bom humor está diretamente relacionado (neste exemplo) com a possibilidade de ganhar dinheiro, que é o reforço para o comportamento de "pedir grana".
4. Este é um exemplo de processo de Aprendizagem em Análise do Comportamento, que pode ser conceituado como a capacidade de um organismo fazer algo que antes não fazia

Se, na sua infância, você passou por este treino discriminativo, você foi uma pessoa ainda mais feliz!
Continuando, Reforço são consequências que aumentam a probabilidade de um determinado comportamento, que as produziu, voltar a ocorrer no futuro dentro de uma determinada condição contextual. Explicando parte a parte. Reforço é a consequência de um comportamento que aumenta sua probabilidade deste voltar a ocorrer. Reforço é aquilo que reforça, ou seja, aquilo que fortalece a relação (comportamento) entre organismo e ambiente. O reforço é uma consequência produzida pela ação de um sujeito no mundo. E, por fim, determinados contexto sinalizam que é mais provável que hajam consequências reforçadoras se você agir. 

Por exemplo: você está morrendo de sede em meio a uma das mais belas praias do nordeste, praia de Camocim - CE. Dentre todas as barracas, apenas uma tem uma placa de "vende-se sorvete". Você vê está placa e é mais provável que você se dirija a esta barraca do que as outras em busca do sorvete, assim como é bem mais provável que seja nesta barraca que de fato haja sorvete. Quando você precisar de sorvete, ir a esta barraca será o mais provável, pois seu comportamento "achar sorvete" foi reforçado.

Camocim - CE, Praia das Barreiras
Fica pertinho de Jericoacoara, bora?
Importante: um estímulo considerado reforçador não é algo que sempre aumentará a probabilidade de você agir. Tudo depende das contingências e histórico do sujeito com determinada contingência. Em dias frios, é menos provável que você busque tomar sorvete. Normalmente, quem frequenta rodízio de pizza é porque gosta de pizza (muita pizza), ou seja, comer pizza é reforçador. Mas, chega um momento que não basta gostar de pizza, você come tanto que pizza se torna aversivo e diminui a probabilidade de você comer mais. Tudo depende das contingências.

Ah, o SOR-VE-TE!!!
Em resumo, como saber se uma consequência é um reforço ou não? Simples, se aumentar a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer em determinado contexto, a consequência que se sucede poderá ser considerada Reforçadora! Então, alguns exemplos ilustrativos:

1. Você faz uma surpresa a(o) sua(seu) namorada(o) e ela agiu de modo muito carinhoso. Você passa a fazer mais surpresas. Isso significa que os carinhos da(o) namorada(o) serviram como reforço para o comportamento de fazer surpresa.

2. Seu gato de estimação estava com fome. Então, ele derrubou o pote de ração no qual você guardava-a. Ele comeu que ficou uma bola de satisfeito. Você percebe que seu gato passou a derrubar o pote de ração com mais frequência (em vez de esperar que você o alimentá-se). Conseguir a ração foi reforçador para derrubar o pote... Consequentemente, sujar sua despensa.

3. Você não sabia o que era Teppan de Salmão. Seus amigos te convidaram pra comer e era um sabor maravilhoso. Você passou a ir ao mesmo restaurante com frequência comer Teppan. Teppan foi o reforçador de ir até determinado restaurante e comê-lo.

Hoje é sábado, sábado é dia de Teppan de Salmão!!!
Sendo assim, espero que esta postagem tenha sido reforçadora para seu comportamento de visitar e ler o blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário