domingo, 6 de abril de 2014

Introdução ao Comportamento Verbal


Hoje, falaremos um pouco sobre Comportamento Verbal, produzindo algumas pequenas definições introdutórias sobre o tema. O tema Comportamento Verbal é tão importante e complexo que Skinner escreveu um livro inteiro sobre ele. Então, adivinhe qual o nome do livro dele sobre o assunto!
Comportamento Verbal, 1957.
Comportamento Verbal é um comportamento operante. Isso quer dizer que não nascemos sabendo falar, não é um repertório comportamental inato dos seres humanos, é preciso que passemos por um treino prévio pela nossa comunidade. Comportamento verbal é um comportamento aprendido por mediação social.

Comportamentos sociais são aqueles cuja consequência é produzida por outro organismo. Ou seja, são consequências produzidas a partir da interação com uma forma especial de ambiente, outros seres vivos. São consequências mediadas por outros organismos. Então, comportamentos verbais são comportamentos sociais.


É por meio do comportamento verbal que podemos agir de modo indireto no ambiente. Por exemplo, quando eramos pequenos e não conseguíamos alcançar o controle da televisão que estava sobre a mesa da cozinha, para obtermos o reforço "pegar no controle" emitíamos o comportamento verbal "pai, me dá o controle", então o pai nos dava o controle.

Exemplo de aprendizado de verbalizações:


O comportamento verbal também tem outra função importantíssima para nós, seres humanos. Nós não precisamos passar diretamente por determinadas consequências para aprendermos algo. O que isso significa? Significa, por exemplo, que não precisamos mais enfiar o dedo na tomada para saber que isso nos causará mal, pois outra pessoas nos diz "não faça isso, você quer se ferir?" e aprendemos que há uma relação aversiva com o ato de colocar o dedo na tomada. Não precisamos mais passar pelas contingências aversivas para aprender que algo é perigoso, aumentando assim nossa expectativa de vida (sobrevivência).

Deste modo, o comportamento verbal está diretamente relacionado com a comunicação. Então, comportamento verbal precisa de um organismo que se comporta como comunicante e um organismo que se comporta como audiência. Por exemplo, um homem pede por água (comunicante emite comportamento verbal) e ou outro acata o pedido (audiência), entregando um copo com água ao outro.

Ocorre, porém, situações singulares que muitos podem se perguntar: mas quando eu falo sozinho comigo mesmo? Bom, esta é uma situação especial na qual nós nos comportamentos ao mesmo tempo como ouvinte e falante. Nós nos comportamento ao mesmo tempo como comunicante e audiência. Em nossa história de vida, pensar antes de agir foi selecionado pela nossa comunidade verbal, que possivelmente puniu nossos comportamentos jugados inadequados. Deste modo, aprendemos a falar para nós mesmos. 



No entanto, falar para si mesmo e agir não significa que o pensamento causou a ação. Todos os comportamentos ouvir, pensar e responder são comportamentos e fazem parte de uma cadeia comportamental. Porém, o contexto inicial para que esta cadeia comportamental ocorra é externa ao organismo. No caso, em uma conversa, o contexto inicial é outro individuo falando e a consequência de nossos atos não será uma satisfação interna, mas como nossa verbalização irá influenciar o outro.

Algo que é importante de frisarmos é: comportamento verbal não necessita do uso de linguagem, uma língua culturalmente pré-definida. Comportamento verbal, também, não significa que você precise utilizar o seu aparelho fonador. Comportamento verbal é qualquer comportamento que tenha sido previamente treinado pela comunidade que desempenhe uma função social, que gere consequências em outro organismo, por exemplo, o uso de símbolos.



A Libras é um exemplo de língua e comportamento verbal que não utiliza o aparelho fonador. Como exemplo de comportamento verbal, é um exemplo de que é preciso que passemos por um treino social prévio para aprendemos seu uso e nos produza consequências.

Então, o que define um comportamento como comportamento verbal é, em resumo:

1. Ser um comportamento operante;
2. Ter função de comunicação;
3. Requer um treino social prévio;
4. Necessita de um ouvinte e um falante.

Se algum comportamento se enquadrar dentro destas condições, ele pode ser considerado um Comportamento Verbal. Sendo assim, palavras são instrumentos que utilizamos para mudar o mundo de modo indireto, por meio de mediação de outros organismos. O significado das palavras tem relação com sua função, sendo assim, os demais comportamentos verbais tem seu significa pela sua função desempenhada. 



Amo vocês.
A importância do estudo e análise do comportamento verbal reside no entendimento que é por meio dele que teremos contato com a realidade dos nossos clientes. Dificilmente, teremos contato direto com as contingências que ele vive e, mesmo, tendo contato com as contingências a que ele vive ao vivo, dificilmente, compreenderemos de que maneira seu mundo o influencia. Então, é preciso conversar e analisar funcionalmente cada assertiva verbal.

1. Quais condições foram contexto para este comportamento verbal?
2. Em que diferentes pessoas, diferentes tipos de audiência, influenciam no comportamento verbal?
3. Qual a função deste comportamento verbal, emitido frente a este contexto e a esta audiência?

Futuramente, falaremos um pouquinho mais sobre Comportamento Verbal. Mas, no momento, acredito que estas sejam as principais informações que podem ser ditas agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário