quarta-feira, 16 de abril de 2014

Reforço e Punição - um breve resumo


Esta postagem é bem básica e tem o objetivo apenas de deixar claro os conceitos de Reforço Positivo, Reforço Negativo, Punição Positiva e Punição Negativa. Isso porquê as pessoas costumam entender estes conceitos por meio da linguagem vernacular em vez de suas definições científicas...

Como disse Julie Vargas, filha de B. F. Skinner: 
"... se meu pai cometeu um erro, foi nas palavras que escolheu. As pessoas ouvem a palavra controle e acham fascista. Se meu pai tivesse dito que as pessoas eram informadas por seu ambiente, ou inspiradas por seus ambientes, ninguém teria tido um problema.".

Mas, humildemente, acho que a escolha pelo uso de uma linguagem mais científica, seguindo nomenclaturas experimentais, seja bem interessante na constituição de uma Psicologia Científica, como a Análise do Comportamento.
Em resumo:

1. Reforço são as condições que AUMENTAM a probabilidade de determinado comportamento ocorrer.
2. Punição são as condições que DIMINUEM a probabilidade de determinado comportamento ocorrer.
3. Positivo diz respeito a ADIÇÃO de determinado estímulo ao ambiente.
4. Negativo diz respeito a RETIRADA de determinado estímulo do ambiente.

Articulado estas informações temos:

1. Reforço Positivo, que é quando ADICIONAMOS determinado estímulo apetitivo ao ambiente, que AUMENTA a probabilidade de determinado comportamento que o produziu voltar a ocorrer.
Exemplo quando postamos determinados assuntos ou fotos pra receber curtidas no Facebook.


2. Reforço Negativo, que é quando RETIRAMOS determinado estímulo aversivo do ambiente, que AUMENTA a probabilidade de determinado comportamento que o eliminou voltar a ocorrer.
Exemplo: quando uma menina grita "BARATA!" e o namorado mata a barata.


3. Punição Positiva, que é quando ADICIONAMOS determinado estímulo aversivo ao ambiente, que DIMINUI a probabilidade de determinado comportamento que o produziu voltar a ocorrer.
Exemplo: quando tentamos pegar em uma panela quente sem proteção e nos queimamos.


4. Punição Negativa, que é quando RETIRAMOS determinado estímulo apetitivo ao ambiente, que DIMINUI  a probabilidade de determinado comportamento que o eliminou voltar a ocorrer.
Exemplo: quando tiramos notas baixas e nossos pais cortam nossa mesada.


Deu pra entender o resumo? Espero que sim, do contrário, indico o livro: Princípios Básicos de Análise do Comportamento, de Moreira e Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário